Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

I Simpósio Regional de Jornalismo Científico na Amazônia

Por Agência Museu Goeldi

Foto/Arte Divulgação


No dia 23 de março (sexta-feira) será realizado o I Simpósio Regional de Jornalismo Científico na Amazônia, tendo como tema norteador Jornalismo, Ciência e Desenvolvimento na Amazônia, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico – ABJC, Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG e a Embrapa Amazônia Oriental. O evento contará com a participação de jornalistas e pesquisadores que conduzirão um debate sobre as principais contribuições e perspectivas da ciência e do jornalismo especializado para a Região Amazônica. A programação acontece de 8h30 às 18h no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376).
A mesa redonda inaugural, que terá como tema Ciência e Desenvolvimento Sustentável", conta com a presença do Dr. Alex Fiúza de Melo, atual Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PA) e ex-Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA, da Drª Ima Vieira, pesquisadora do Museu Goeldi e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, do Dr. Cláudio José Reis de Carvalho, Diretor Geral da Embrapa Amazônia Oriental, da Drª Elisabeth Santos, Diretora do Instituto Evandro Chagas, e um representante do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/ UFPA.

 Os participantes debaterão temas como política pública de ciência e tecnologia, diversidade biológica e social, produção rural, saúde, urbanismo e desenvolvimento sustentável na Amazônia. O debate será mediado pela Drª Mariluce Moura, jornalista, atual presidente da ABJC e diretora da revista Pesquisa FAPESP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A segunda parte do Simpósio inicia às 14h com a conferência "Jornalismo e Ciência na Amazônia", do jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto. 

Lúcio Flávio é editor do Jornal Pessoal e autor de 12 livros sobre temas amazônicos, iniciou sua carreira há 46 anos cobrindo o Simpósio Científico Internacional Biota Amazônica, e desde então sempre lançou mão do conhecimento científico para investigar, entender e interpretar os fatos e assuntos amazônicos objetos de suas reportagens e crônicas jornalísticas. Seu trabalho é uma referência obrigatória para quem deseja conhecer, entender e estudar os processos sociais da Amazônia contemporânea. Foi repórter dos jornais A Província do Pará, Estado de São Paulo, O Liberal, revistas Veja e Isto É, entre outros veículos de circulação nacional, além de vencedor de prêmios nacionais e internacionais de jornalismo.

Após a conferência, acontece a mesa redonda "Jornalismo Científico na Amazônia", na qual serão apresentadas experiências em jornalismo científico em diferentes veículos de comunicação: museus, impressos, rádio e vídeo.

Experiências em JC - A mesa redonda contará com a presença da Drª Jimena Felipe Beltrão, do Serviço de Comunicação Social do MPEG, que abordará o tema "Jornalismo Científico e Museus – a experiência pioneira do Museu Goeldi"; da Drª Luciana Miranda, professora da Faculdade de Comunicação da UFPa e coordenadora da Rádio Web da UFPA, que apresentará "As estratégias de Jornalismo Científico no rádio" ; do jornalista Felipe Melo, editor do jornal O Liberal, que apresentará "A experiência editorial da Revista Amazônia Viva"; e da Drª Maria Ataíde Malcher, professora da Facom/UFPa, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia e do projeto de extensão Academia Amazônia da UFPA, que abordará o "Jornalismo Científico em Vídeo - as contribuições do Programa Academia Amazônia". 

Ainda nesta mesa redonda será apresentado uma experiência de divulgação em rede - a sessão Ciência em Ação publicada semanalmente no jornal Diário do Pará, que será apresentada por um jornalista representante do Protocolo das Instituições de Ensino Superior do Pará, que também inclui o Museu Goeldi e a Embrapa Amazônia Oriental. 

A mediação da mesa será feita pela jornalista do Museu Goeldi, Msc. Joice Bispo Santos, diretora da ABJC e coordenadora do Móvel – Laboratório de Comunicação do Museu Goeldi.

Inscrições – O evento é direcionado para profissionais, estudantes e professores de jornalismo e comunicação, como também pesquisadores das mais diversas disciplinas e que atuam na Amazônia. 
Os interessados em participar do Simpósio devem enviar um e-mail com o nome completo, identificando instituição, formação, e-mail, telefone e contato nas redes sociais para os e-mails pcaracciolo@museu-goeldi.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e jvasconcelos@museu-goeldi.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. 

Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o dia 21/03. E se forem estudantes, acrescentem curso/período do curso. As inscrições serão realizadas considerando a capacidade do auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, que comporta 120 lugares. Há possibilidade de credenciamento no dia do evento, caso haja disponibilidade de espaço. A entrada é franca e com direito a certificado de participação.

Serviço:

I Simpósio de Jornalismo Científico na Amazônia 
 Dia 23 de março (sexta)
Hora: 8h às 18h
Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi  - Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira (Av. Magalhães Barata, 376). 
Entrada franca e com direito a certificados
Inscrições: Enviar nome completo, instituição, formação, curso, e-mail, telefone e contato nas redes sociais para os e-mails:
 pcaracciolo@museu-goeldi.br e/ou  jvasconcelos@museu-goeldi.br
Obs.: E-mails protegidos contra spambots.
Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...