Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Primeiro Encontro do Papo de Ator começa hoje




Começa hoje (26), às 18h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Etdufpa) o Primeiro Encontro do projeto de extensão Papo de Ator, coordenado pelo professor, diretor e ator Alberto Silva Neto. Ele propõe a realização de oito encontros, um a cada mês, entre atores e atrizes paraenses especialmente convidados e alunos do curso Técnico em Ator da Etdufpa. O projeto abre com uma conversa com os atores e diretores Henrique da Paz, Adriano Barroso e Aílson Braga. 

O objetivo é fazer com que profissionais das artes cênicas relatem suas experiências e façam um bate-papo com os alunos para trocar diversas informações sobre a arte de ser ator. Os encontros serão realizados sempre na última segunda-feira de cada mês, das 18 às 19h30, na sede da própria Etdufpa. Além da comunidade acadêmica o público alvo do evento é a classe artística da cidade. 

Henrique Paz é fundador do grupo Gruta, o mais antigo de Belém, com 43 anos de atividades artísticas. Já Adriano  Barroso e Aílson Braga também ajudaram a construir a história do Gruta. Os três juntos construíram o espetáculo Aldeotas, que estreou no ano passado.  

"A formação profissional de várias gerações de atores e atrizes do teatro paraense aconteceu no palco, em pleno exercício do fazer teatral. Nesse caso, foi a prática artística e a troca de experiências com outros criadores que ela propicia, que edificou um aprendizado sobre a arte de ser ator. Apesar de empírico e raramente sistematizado, todo esse conhecimento possui grande valor artístico e precisa ser tanto reconhecido quanto difundido", afirma o coordenador do projeto.

De acordo com Alberto Neto esses encontros visam trazer o conhecimento para o âmbito da Academia por troca de experiências proporcionadas pelo encontro entre atores e atrizes profissionais e alunos do curso Técnico em Ator. " Portanto, torna-se relevante na medida em que aproxima dois modos diferentes de construção do conhecimento e possibilita ao aluno o acesso a informações de natureza ética, política, técnica e poética; construídas no exercício do fazer teatral de maneira diferente daquela que resulta do ensino formal da arte de ator aprendida em sala de aula", completa.  

Serviço:
Primeiro encontro do Papo de Ator com Henrique da Paz, Adriano Barroso e Aílson Braga
Data: 26 de março (segunda)
Local: Escola de Teatro 
Hora: As 18h.
Informações: (91) 8810-3040 / 3276-4913
Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...