Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Fundação Curro Velho oferece oficina de Stop Motion

                                Foto: Leandro Vieira

O designer gráfico e arte-educador Rosinaldo Pinheiro, criador da "Turma do Açaí", será um dos ministrantes das oficinas de linguagem visual da Fundação Curro Velho em março. Ele que sempre fez oficinas na instituição, agora retorna à casa para contribuir com os seus conhecimentos aperfeiçoados. Rosinaldo Pinheiro vai ministrar a oficina de "Animação Stop Motion" de 14 de março a 11 de abril, sempre das 14h às 16h. As oficinas são gratuitas para estudantes de escolas públicas e infocentros. Já para universitários e alunos de escolas particulares é cobrada a taxa de 20,00 reais. As inscrições são feitas no Curro Velho.
    
O arte-educador falou sobre a importância das oficinas de linguagem visual para comunidades carentes. "Eu vejo a contribuição dessas oficinas pelos resultados ao final de cada uma. Elas são importantes para aqueles que não possuem assistência básica". O designer se emocionou ao lembrar da sua trajetória e do aperfeiçoamento que recebeu ao participar de oficinas em instituições ele atualmente ministra ou já ministrou como o Centur. Natural de Igarapé-Miri, Rosinaldo Pinheiro já está em Belém há mais de dez anos. "Nos interiores do Pará não tem como fazer essas oficinas. Sempre gostei de desenhar, mas não dominava a técnica. Quando cheguei em Belém, fui buscar conhecimentos. Só consegui ter acesso há muitas coisas por causa dos projetos sociais que participei e, pelo apoio que recebi de instituições como o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), que cedeu espaço e me deu condições de aprender a usar ferramentas digitais". 

Formado pela Faculdada de Tecnologia da Amazônia (FAZ) no curso de Designer Gráfico,  Rosinaldo Pinheiro fez diversos cursos e oficinas de capacitação para fazer com perfeição o que mais gosta: criar personagens para histórias infanto-juvenis. 
Entre os anos de 2010 e 2011 participou de ações e projetos como o Pró-Paz, Com Vidas e Projeto MIL, ambos pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Movimento de incentivo à leitura (Santo Antônio do Tauá), Educação ambiental Oficina do futuro, entre outros.  

Stop Motion
"As pessoas acham que a técnica vai ser extinta. Mas não. 'O Stop Motion' ainda é usado apesar de dar muito trabalho", opina o arte-educador que explicou um pouco sobre o seu trabalho e sobre a técnica de animação. "Realizo as oficinas de animação 'Stop Motion' em escolas públicas, comunidades, evento e feiras. O meu público é o infanto juvenil. O 'Stop Motion' é conhecido como animação de massinha, mas nem todos os filmes desta técnica são feitos com massa de modelar. Com este tipo de animação foram criados os filmes "A Fuga das Galinhas" e "Noiva Cadáver". O primeiro passo na produção da animação 'Stop Motion' é a modelagem. O boneco pode ser feito de diversos materiais como o arame e látex. Porém, o mais comum é a massinha de modelar. Depois do boneco pronto, o animador põe ele na posição inicial e filma. Mexe para a próxima posição e filma de novo, e assim por diante. Esse processo é feito até que o movimento esteja completo. Quando o filme passa em alta velocidade, cria-se a ilusão do movimento. "Stop Motion" em inglês quer dizer movimento parado. Parece absurdo, mas esse nome é justamente por que o movimento é criado por várias fotografias tiradas com o boneco parado".    

Projeto
Rosinaldo Pinheiro está com um projeto. Em breve ele espera fazer um curta-metragem sobre "A Turma do Açaí", animação e quadrinhos inspirada na cultura ribeirinha. "'Açaí' é um moleque arteiro e esperto que vive aprontando por aí. Os personagens dessa turma são: Marina, Birinha, Seu Migué, Seu Maduca, Dona Preta, Índia Nayrá, Urubu Limpinho, Cãozinho Tralhoto, Dorinha, entre outros. As histórias abordam as lendas e tradições do Pará. Sempre faço os quadrinhos com temática regional. Ou seja, 'A Turma do Açaí' é totalmente paraense", explica Rosinaldo Pinheiro. Ele também espera contar com o apoio das editoras para dar prosseguimento ao seu projeto de criação em quadrinhos da "Turma do Açaí". Quem desejar saber mais sobre o trabalho do designer gráfico pode entrar em contato com ele por meio do Facebook na page http://www.facebook.com/pages/a-turma-do-acai ou pelo site www.aturmadoacai.blogspot.com .

Serviço:
Oficinas oferecidas pela Fundação Curro Velho
Inscrições até: 13/2/2012
Período de realização das oficinas: 14/3/2012 à 11/4/2012
Endereço: Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287. Bairro do Telégrafo 
Fone/fax: (091) 3184-9100/9109 
Site: http://www.currovelho.pa.gov.br/oficinas.html

Att,Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...