Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Dia das mulheres é todos os dias, então vá ver a exposição Aquarelas

Foto: Selma Daffre

Para homenagear as mulheres a Elf Galeria abriu a exposição "Aquarelas". "Escolhemos o mês de março para apresentar o trabalho de oito artistas brasileiras, que expressam sua arte com a delicadeza e a precisão que são próprias da aquarela. A exposição tem o olhar feminino na produção e na seleção das obras para o público interessado em artes plásticas", afirma uma das curadoras da exposição e proprietária da Elf Galeria Lúcia Chaves.
 
As obras da exposição coletiva, que totalizam 16,  são das artistas plásticas Glê, Clara Costello,  Heloísa Gregori, Isa Figueiredo, Monica Barth, Pinky Wainer, Selma Daffrè e Suely Cauduro. Todas dedicam-se a aquarela. Os trabalhos são apresentados somente em aquarela sobre papel.

Segundo Lúcia Chaves a exposição Aquarelas faz parte de um projeto maior, de retrospectiva, no campo das artes plásticas. O projeto iniciou em dezembro passado, quando a Elf Galeria comemorou os 30 anos de atividades. "O projeto continua ao longo de 2012, apresentando recortes das artes plásticas no cenário nacional", revela Lúcia Chaves.

"A exposição é composta por 16 trabalhos de artistas de renome no cenário nacional, que utilizam as aquarelas como veículo para a representação de temas variados, onde  paisagens, figurativos, abstratos, tramas, enredos ou códigos foram pretextos, para elas formulam uma  arte que se faz através dos efeitos de aguadas e da transparências das cores", opina a curadora. 

Sobre a Elf Galeria
Em 11 de dezembro de 1981 foi inaugurada a galeria Elf na travessa 9 de Janeiro. Na ausência de um espaço convencional para apoio às ações artísticas, em Belém. A galeria resultou de um projeto elaborado em 1980 e foi a primeira no estado projetada para esse fim. A inauguração da galeria aconteceu com uma mega exposição de gravuras. Nomes como Volpi, Lívio Abramo, Maria Bonomi, Renina Katz, Romildo Paiva, Sarubbi, Helenos, Fayga, Claudio Tozzi, Ubirajara Ribeiro e Aldemir Martins fizeram parte da primeira exposição.

Ao longo de sete anos a galeria foi um espaço exclusivo de promoção das artes visuais, local de encontro da chamada geração 80 (dos artistas paraenses) e cenário de mostras de artistas já consagrados. A galeria abriu espaço para o lançamento de novos talentos. Foi na Elf que Alex Cerveny (SP), Marinaldo Santos e Margalho (PA) estrearam no mundo das artes.

O acervo foi crescendo. Foi necessário fazer doações para instituições como os museus de Arte Contemporânea do Paraná, Estado do Pará, da Universidade Federal do Pará, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, para o Museu Nacional de Bellas Artes Del Paraguay, do Chile, entre diversos outros. Além de doações particulares.

Após diversas mudanças, atualmente a galeria está instalada em uma casa no bairro de Nazaré, em uma vila de casas construídas em 1904 pelo engenheiro Francisco Bolonha. O cenário relembra a Belém da Belle Épòque.

A nova gestão da galeria, representada pela mulher e filhos de Gileno Müller Chaves - em sua memória - entende a necessidade de mudar para  alcançar vitalidade, mas adota a mesma política de aquisição e incentivo às artes visuais implantada em 1.981, pelo seu criador, e toma posse do legado recebido imprimindo a marca de um tempo novo, onde o passado traz para o presente uma história de dedicação e seriedade que se materializa na coragem de querer ser cada dia melhor.

Serviço:
Inauguração da Exposição Aquarelas 
Data: 10 de março -  sábado
Hora:  11h
Local: Elf Galeria (Passagem Bolonha, 60. Bairro de Nazaré) 
A exposição permanece aberta as visitações até o dia 30/3, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 10 às 14h. Entrada franca.
Informações: (91) 3224-0854
www.elfgaleria.com.br
www.facebook.com/elfgaleria


Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...