Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

IESP homenageia Lucinha Bastos em evento cultural

Foto: Divulgação

O Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado (IESP) promove nesta segunda (12), às 10h, um evento cultural que vai homenagear a cantora paraense Lucinha Bastos, as servidoras e esposas dos servidores do instituto. Outra atração da festa será o Conjunto Musical dos Bombeiros do Estado do Pará. A idealizadora do evento é a Cabo da Polícia Militar Mônica Luz.
Para fazer o evento ela recebe o apoio de um grupo de estudantes da instituição que, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), participam do curso de Eventos e Turismo. "Vamos oferecer às nossas servidoras, que lutam pela segurança pública do do estado, um coquetel, onde terá muita música e uma homenagem especial para a cantora Lucinha Bastos", disse uma das coordenadoras do evento, Suzi Salazar.

"A escolha da artista foi unânime em uma reunião do diretor geral do IESP, Carlos Emílio Ferreira com os comandantes das acadêmias da instituição Major Ribamar Freitas (Bombeiros), Tenente-coronel Mário Antônio (Polícia Militar) Delegado Adonay Mota (Polícia Civil). Ela é símbolo da mulher paraense. Além do fato de Lucinha Bastos ser considerada a madrinha dos Bombeiros do nosso estado", afirma o assessor de imprensa do IESP, Antônio Catete.

De acordo com a diretoria, o encontro tem o objetivo de celebrar o dia internacional da mulher e, ao mesmo tempo, homenagear o segmento feminino, que diariamente colabora com a formação dos agentes de segurança pública do Pará, no município de Marituba. 

A celebração contribuirá também para a integração e confraternização, com  o intuito de valorizar a funcionária, além de melhorar ainda mais a auto estima das servidoras do IESP. O departamento de segurança pública, pelo qual todo e qualquer agente que atua na defesa do Pará tem que passar, já completou 12 anos. Em breve será a primeira faculdade de ensino de segurança pública da América Latina.  

A finalidade do IESP é promover formação técnico-profissional, graduação, qualificação permanente em nível de aperfeiçoamento e pós-graduação aos agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Polícia Militar do Pará, Polícia Civil do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará e Centro de Perícias Científicas 'Renato Chaves').

Sobre a homenageada
Luciete Ferreira Bastos, Lucinha Bastos, além de cantora é violonista e compositora. Nasceu em Belém em 1967. Foi com sete anos de vida que ela subiu ao palco para pequenas participações nos shows da banda de seu pai, o músico Luciano Bastos, hoje Banda Sayonara. Desde a infância a carreira musical da artista já estava determinada. Lucinha Bastos conquistou um espaço não só no estado, mas em todo o Brasil, chegando até a se apresentar fora do País.  

A cantora já participou do Clube dos Artistas, programa da TV Tupi comandado por Lolita e Airton Rodrigues. Seu primeiro festival foi o da Faculdade de Medicina do Pará (FEMP), pisando com 13 anos o palco do Theatro da Paz. Por mais de uma vez conquistou o título de Melhor Intérprete. 

Participou de projetos e dividiu o palco com artistas consagrados como Geraldo Azevedo, Nivaldo Fiúza de Melo, Firmo Cardoso, o maestro Aécio Flávio,cantor e compositor paraense Alípio Martins,Sebastião Tapajós, Billy Blanco, trompetista Arturo Sandoval, maestro Gilson Peranzetta,  Luizão, Cláudio Jorge, João Cortez, Billy Blanco, compositor Edyr Proença, Nilson Chaves, Marcos Monteiro, Adalcinda Camarão, Leila Pinheiro, o pianista Jacintho Kahwage, entre muitos outros.

Agnaldo Rayol conheceu o trabalho da artista e a convidou para cantar em seu programa Festa Baile, na TV Cultura paulista. Ela se aprentou nos programas Raul Gil e Mulheres em Desfile. 

Participou do Projeto Pixingão, que reunia os melhores do Projeto Pixinguinha de todo o Brasil. Participou de festivais como o Free Jazz Festival, do Projeto Som do Meio Dia, no teatro João Theotônio (Rio de Janeiro). Gravou diversos LPs, CDs e DVDs. São inúmeros os shows que a cantora realizou no Pará, restante do Brasil e pelo mundo a fora.

Lucinha Bastos já participou de vários programas musicais como o Som Brasil, da Rede Globo. Já recebeu diversas premiações pelo seu destaque na cultura regional e, por fomentar e difundir o cenário paraense na MPB. 

Discografia:
Compacto Duplo "Lucinha Bastos (1981)"


"Eu vou sempre te amar (1984)"


"Lucinha Bastos (1987)"


"Mulher (1993)"


"Canta a Amazônia I (1998)"


"Canta a Amazônia II (1999)"


"A força que vem das ruas"
com Mahrco Monteiro / Nilson Chaves


"Pimenta com Sal"


Avenida Nazaré


Bar do Parque


3º LP Lucinnha Bastos - Mulher


Sacramenta Nazaré


1º LP Lucinnha Bastos "Eu Vou Sempre te Amar"


2º LP Lucinnha Bastos


Projeto Uirapuru - Waldemar Henrique


A Modinha No Grão-Pará


DVD Trilogia


Serviço:
IESP promove evento cultural para homenagear as mulheres - Atrações: Lucinha Bastos e Conjunto Musical dos Bombeiros do Pará
Data: 12 de março (segunda)
Hora: 10h   
Local: Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado - IESP (BR-316 Km 13, s/n. Marituba)         
Informações: (91) 3256-3520 / 8335-9793. 


Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...