Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Belém ganha novo espaço dedicado à produção contemporânea em artes



Um grupo de poetas, artistas e intelectuais paraenses lança hoje (17), às 19h no Espaço Cultural Pimenta de Cheiro, o projeto Sendas. O primeiro encontro, chamado pelos realizadores de 1ª Senda, será com o poeta e tradutor Antônio Moura e com o historiador Aldrin Figueiredo. 


Antônio Moura abre o projeto Sendas com duas plaquetes dedicadas à sua poesia: "A origem do mundo" e "Permanência". O poeta é um dos maiores nomes da poesia brasileira contemporânea. Seu poema "Permanência" é dedicado ao filósofo Benedito Nunes. 
Já Aldrin Figueiredo ministra uma palestra onde ele abordará as plaquetes e sua importância na história da literatura.

Plaquete é uma publicação que pode ser editada em vários formatos como: folder, pequeno livro de quatro a seis páginas, formato de cartaz entre outros. Ou seja, a plaquete tem a característica de ser uma pequena amostra da produção de um determinado autor. Em formato intimista, minimalista ou como uma edição de colecionador.

Os idealizadores do "Sendas - pontos e fugas da linguagem" são Marcílio Costa, Antônio Moura, Nilson Oliveira e Aldrin Figueiredo. Segundo os seus mentores, o projeto é uma iniciativa que pretende criar um espaço de leitura literária, exposição de obras, projeção de vídeos, debates e bate papo acerca das várias linguagens e suas produções. 

"A proposta é transformar o espaço cultural Pimenta de Cheiro em uma referência para o debate, a apreciação e o pensamento acerca das manifestações contemporâneas,  buscando uma fuga do discurso autorizado e demasiadamente acadêmico. Por isso, a proposta do projeto é acontecer em um local fora dos circuitos institucionais referendados", conta Marcílio Costa.

Ele explica ainda que os encontros realizados vão funcionar da seguinte maneira: cada autor convidado terá uma exposição (quando artes visuais), ou lançamento de sua obra (quando literatura). No caso da literatura, o autor fará uma seção de leitura que se estenderá para uma série de perguntas da plateia. Em seguida irá autografar a obra lançada. 

A mesma forma será para as demais linguagens, dentro de suas particularidades. "Ou seja, um ambiente de leitura e bate papo sobre criação e linguagens", completa Marcílio Costa.

O projeto Sendas, inicia suas atividades em parceria com a editora Edições do Escriba e com a doceria Pimenta de Cheiro. Em 2012, o projeto lança, juntamente com a editora uma série de plaquetes de 15 poetas da literatura paraense. Nomes como Paulo Plinio Abreu, Cauby Cruz, Max Martins, Maria Lúcia Medeiros, Paulo Nunes, Antonio Moura e outros nomes da recente poesia feita no Estado.

Serviço:
Lançamento do Projeto Sendas
Data: 17 de maio (quinta-feira)
Hora: Às 19h
Local: Espaço cultural Pimenta de Cheiro (Av.Governador José Malcher, 2125. Bairro São Braz) 
Entrada franca.
Informações: (91) 8167-9867 / 8351-1369
Valor da plaquete: R$ 10,00

Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...