Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Movimento Hip hop quer de volta espaço no Mercado de São Brás


Por Eliete Ramos

Sessão especial na Câmara Municipal de Belém discute reivindicações do Movimento Hip hop

Foto Divulgação


Há cerca de cinco meses, parte do Mercado de São Brás foi fechada para entrar em obra e se tornar terminal de passageiros no projeto Bus Rapid Transit (BRT), da Prefeitura de Belém. Desde então, os grupos de hip hop que utilizavam aquele espaço ficaram sem local para se reunir, ensaiar e promover suas apresentações. Essa e outras reivindicações dos grupos de hip hop serão debatidas em sessão especial, a pedido do vereador Adalberto Aguiar, na Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira, 16, às 14h.


Segundo o líder do grupo Movimento Hip Hop Organizado do Pará (MOP), Zulu Ninja, os grupos usavam há 12 anos a calçada do Mercado de São Brás. Eles chegaram a participar de reuniões sobre o BRT, na Pedreira, “mas o poder público não avaliou importante nossa reivindicação de permanecer utilizando o espaço do Mercado de São Brás”, reclama Ninja.

Procurado pelos líderes de grupos hip hop, o vice-presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Adalberto Aguiar, vem tentando intermediar as reivindicações do MOP junto à prefeitura de Belém. A pedido dos grupos, Adalberto requereu sessão especial para colocar frente a frente o movimento hip hop e os coordenadores do projeto de transporte rápido de Belém. A sessão será realizada nesta quarta-feira, no plenário da CMB.

Além do espaço do Mercado de São Brás de volta, o MOP também quer que o poder público, tanto municipal, estadual e federal, ajude no custeio das atividades da Semana do Hip hop, que será realizada em Belém, de 12 a 22 de novembro. “Faremos oficinas de dança, grafite, DJ, para crianças e adolescentes, eventos sociais e culturais”, informa Ninja, que é arte-educador do programa Consciência Cidadã, do Projeto Pró-Paz, do governo do Estado.

Ninja, que vai estar na sessão especial desta quarta-feira, dá aula
para cerca de 500 crianças e jovens em escolas públicas e na Fundação Curro Velho. Recentemente ele esteve no programa da Xuxa falando sobre o movimento Universal Zulunation, organização mundial que visa, através da cultura hip hop, tirar meninos e meninas das ruas.

A cultura hip hop tem seis pilares principais, a atividade de DJ, o
hap, a grafitagem, a dança (break dance) e o conhecimento. O objetivo da difusão da cultura hip hop é promover inclusão social e fazer o jovem pensar que através do conhecimento, ele pode ser um cidadão melhor, mais consciente. “Mostramos para o jovem a importância de ele estudar, aprimorar o conhecimento, cursar uma faculdade etc”, explica Ninja.


Serviço:
Sessão especial na Câmara Municipal de Belém  
Data: 16/5/2012
Hora: 14 horas
Local: Câmara Municipal de Belém (Curuzu com Rômulo Maiorana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...