Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Museu recebe Programa Memória do Mundo


Por ASCOM UFPA




Oficina regional apresenta programa e realiza treinamento para redação de candidaturas

Agência Museu Goeldi - O Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem por objetivo identificar valor de patrimônio documental da humanidade. Localizado em bibliotecas, arquivos e museus existentes em todo o planeta, grande parte desse material corre perigo. Para aumentar a difusão do programa, o Comitê Nacional do Brasil oferecerá, antes da data final para submissão de candidaturas deste ano (06 de julho de 2012), cinco Oficinas Regionais para apresentação do Programa MOW e treinamento para redação de candidaturas.


O Museu Paraense Emílio Goeldi, através da Coordenação de Informação e Documentação (CID), será o responsável pela organização e realização da oficina Regional Norte, que acontece no próximo dia 31 de maio de 2012, no auditório "Paulo Cavalcante", no Campus de Pesquisa, em Belém (PA). 

A palestra será ministrada pelo Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca, membro do Comitê MOWBrasil, presidente do Comitê Regional para a América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo - MOWLAC, professor da UFF e vinculado ao Arquivo Nacional.

A oficina será dirigida a toda Amazônia, para apresentação do Programa MOW e tem como objetivo orientar instituições a candidatar seus documentos, acervos bibliográficos ou arquivísticos de qualquer natureza ou suporte à nominação do Registro de Memória do Mundo. Serão realizadas também oficinas na região sudeste, em Belo Horizonte (MG); na região Sul, em Florianópolis (SC); na Região Nordeste, em Recife (PE); e na região Centro-Oeste, em Cuiabá (MT).

O objetivo das oficinas é diversificar o perfil das instituições que se candidatam ao registro e aperfeiçoar as propostas apresentadas de forma que estados e regiões ainda não representados no Registro Nacional possam apresentar candidaturas qualificadas. Instituições de gestão de patrimônio documental como arquivos, centros de documentação e memória, museus, universidades, secretarias de cultura e fundações são o público-alvo das oficinas.

Um pouco mais dessa história - O Programa Memória do Mundo é um projeto da UNESCO iniciado em 1992 com o objetivo de identificar e preservar documentos e arquivos de grande valor histórico. Entre os documentos preservados com apoio do programa encontram-se a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutenberg, ambos em arquivos alemães. O primeiro documento em língua portuguesa que foi incluído no registro deste programa foi a Carta de Pero Vaz de Caminha.

O Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW Brasil, em setembro de 2004. Desde a sua instalação oficial, em 2007, o Comitê lançou cinco editais de nominação ao Registro Memória do Mundo do Brasil, dos quais resultaram quarenta e cinco acervos documentais. Após obterem o Registro Nacional, alguns desses acervos foram encaminhados à nominação pelo Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo (MOWLAC).

Todas as ações do Comitê estão voltadas para a valoração do patrimônio documental brasileiro com vistas à sua difusão, bem como à sensibilização do poder público e de agências de fomento no sentido da implementação de políticas visando à sua preservação e acesso. 
O Comitê Nacional do Brasil acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável e excepcional para a memória documental brasileira, estimulando a candidatura de acervos que se enquadrem nos parâmetros pré-definidos.
Texto: Silvia de Souza Leão

Serviço
A oficina Regional Norte, ministrada pelo Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca será realizada em parceria com o Arquivo Público do Estado do Pará e acontece no dia 31 de maio, a partir das 9 horas, no Auditório "Paulo Cavalcante" do Museu Paraense Emílio Goeldi/ Campus de Pesquisas na Av. Perimetral, 1901. Maiores informações entre em contato pelo e-mail: mgdoc@museu-goeldi.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...