Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia Mundial Sem Tabaco

Por Ascom  Sespa



Sespa realizará três ações em torno dos perigos do fumo

Reprodução/Internet


Para lembrar a sociedade do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza a partir desta quarta-feira (30) uma série de ações para alertar sobre a devastação provocada pelo fumo tanto no organismo humano como no meio ambiente.


Para o dia 30 serão duas atividades: a primeira acontecerá na praça
Batista Campos, a partir das 8 horas, com abordagens a pedestres e
motoristas acerca da  prevenção aos males provocados pelo cigarro e orientações para quem quiser largar o vício, feitas inclusive por
profissionais da área de nutrição e de combate à tuberculose.

Participarão estudantes das escolas públicas e privadas próximas ao
local, além de integrantes da Sociedade Bíblica do Brasil. O ponto
alto da mobilização será um abraço simbólico dos participantes em
torno da praça.

A outra ação acontecerá paralelamente no hall de Cardiologia da
Unidade de Referência (URE) Presidente Vargas, localizada na avenida homônima, esquina com a travessa Osvaldo Cruz. Nesse caso, a programação na URE será realizada pela equipe do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante a partir das 9 horas, com o tema “Danos do cigarro ao meio ambiente e impacto da indústria tabagista”.

A coordenadora do centro, médica pneumologista Fátima Amine, explica que a mobilização servirá para destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo, como também cobrar políticas eficazes para a redução do consumo. O evento terá a palestra da coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo da Sespa, Raquel dos Anjos, que discorrerá sobre o tema, e uma abordagem sobre cigarros aditivados, com Marisa Dantas, do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

Entre as atrações culturais, haverá apresentações da banda do Corpo de Bombeiros, do grupo de dança de salão do Instituto Helena Coutinho e de uma peça teatral sobre tabagismo, a ser encenada por técnicos da Sesma. 

Constarão na programação da URE Presidente Vargas depoimentos de ex-fumantes, panfletagem, entrega de certificados a ex-fumantes, distribuição de lanches e ofertas de procedimentos, como verificação de pressão arterial e glicemia, com apoio das farmácias Extrafarma; teste rápido de HIV e de hepatites, oferecido pelas Coordenações Estaduais de HIV/Aids e Hepatites Virais; verificação de teor de Monóxido de Carbono, por técnicos da clínica Action Laser, e exames de auriculoterapia, método terapêutico que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral.

Tabagismo e meio ambiente – O Dia Mundial sem Tabaco foi estabelecido, em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2012 escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco” para nortear as ações da data. O Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional com o slogan: “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

Com base nos dados da Pesquisa Especial de Tabagismo realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo da Sespa, Raquel dos Anjos, traça um cenário pavoroso ao associar o fumo com a degradação do meio ambiente. Ela explica que 17,8% da população acima de 15 anos no Pará é fumante.

“Isso, em números absolutos, nos dará 930.344 fumantes. Se cada um desses indivíduos fumar apenas um maço de cigarro por dia, quantas árvores seriam derrubadas por mês? 1.860.688. Nesse mesmo raciocínio cada fumante jogará no meio ambiente 18.606.880 baganas de cigarros ao dia, que poderão ser levadas pela chuva para os rios e mares e ser engolidas pelos peixes que poderão morrer. As demais também ficarão aí poluindo o meio ambiente por no mínimo 5 anos, que é prazo médio de decomposição desse material”, diz Raquel.

O debate em torno desse raciocínio será o ponto de partida para o
Seminário Estadual de Proteção à Vida, com o tema “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”, que a Sespa realizará nesta quinta-feira (31), no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em Belém, a partir das 8 horas.

Participarão do evento, entre outros, o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e o coordenador estadual de Vigilância Ambiental, Amiraldo Pinheiro. Haverá palestras, como “Danos ao Meio Ambiente Brasil e Pará”, com Célio Costa, engenheiro agrônomo e professor da Fundação Escola Bosque, e “Tabagismo e Meio Ambiente”, com Ivanelma Gomes, secretária de Meio Ambiente de Belém. O momento cultural ficará por conta da apresentação do Quarteto de Cordas da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Entre as mesas redondas, estão programados debates sobre os temas: “Política Estadual de Controle do Tabagismo: Avanços e Desafios”, com Raquel dos Anjos; “Ambiente livre de fumaça de tabaco: resultados em Belém, com a médica veterinária Marisa Dantas, e “Doenças resultantes da poluição ambiental, com Fátima Amine, médica pneumologista e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência para Tratamento de
Fumantes, da URE Presidente Vargas.

Assessoria de Comunicação da Sespa 
Fones: 4006-4822/23
E-mail: ascomsespa@gmail.com
Twitter: @SESPA_PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...