Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Kamara Kó Galeria recebe a primeira exposição individual de Anita Lima


Por ASCOM da Kamara Kó Galeria

 “Ainda Queria Falar de Flores” abre no próximo dia 10 de maio
 Obra da artista Anita Lima

Tal qual no poema de Drummond, nas fotografias de Anita Lima rompem flores do asfalto. É a delicadeza improvável. Em sua primeira mostra individual, a artista captura fragmentos urbanos que parecem negar a turbulência do cotidiano das cidades grandes. Nas imagens, o verde das plantas em meio ao burburinho cinza do cenário de concreto compõe a série “Ainda Queria Falar de Flores”, em exposição a partir do dia 10 maio, na Kamara Kó Galeria.


A natureza imersa na corriqueira atmosfera cosmopolita dá indícios de uma terceira imagem, que nasce da composição do acaso: explosão de formas e cores que se encontram. O pictórico presente na ordenação de plantas e paredes de casa. “Uma outra possibilidade de mirar o mesmo, o já conhecido. 

A concretude da parede, a delicadeza de uma folha, o espinho de um cacto, uma trepadeira que insiste em grudar em transformar e dar movimento ao que foi criado para ser imóvel” diz Simonetta Pershiscetti, jornalista e crítica de fotografia, que assina a curadoria da exposição. “O trabalho diz muito mais do que apresenta: mostra que não existe imobilidade, que a surpresa está bem diante de nós”, completa.

A série explora elementos que, embora pertençam a um mundo urbano, não comungam da velocidade típica do cotidiano das cidades. “O trabalho se traduz em crônica urbana metafórica que mistura cimento, matéria estéril imposta pelo homem, e a vida vegetal, em sua forma mais bruta e crua”, diz Anita. 

Poética que traduz uma visão microscópica do contraste existencial do urbano, numa percepção intimista da cidade. Dessa contradição entre dureza e orgânico, do choque de tempos e naturezas distintos, se extrai, curiosamente, um mundo de equilíbrio, retratado pelo rigor técnico, pela composição exata de cores e ângulos.

O projeto, iniciado em 2009, foi selecionado com três imagens para o salão Arte Pará 2010, da Fundação Rômulo Maiorana. Em 2011, “Ainda Queria Falar de Flores” foi selecionado no II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

A exposição integra uma série de cinco mostras previstas para este ano na Kamara Kó Galeria, projeto beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte Amador Tó Teixeira e Guilherme Paraense, com patrocínio BLB Eletrônica e apoio cultural da Grand Cru e Fast Frame.

Sobre a artista
Artista Anita Lima

Anita Lima é fotógrafa e nasceu em São Paulo. Vive em Belém desde 2005. Nos anos de 2006 e 2010 teve obras selecionadas para o Salão Arte Pará (Belém-PA) e foi convidada a participar do 3º Salão da Vida Belém Pará (Belém-PA/2010).

Começou suas produções fotográficas em 2000. Entre suas principais participações em mostras estão as coletivas Indicial (Sesc-Belém, 2010); Fotoativa Pará Cartografias Contemporâneas (SESC - São Paulo, 2009); Eterno Feminino (Fotoativa, 2008); PinholeDay 2007 (Fotoativa); Galeria Sol Informática (2007); Cianotipia e Calotipia (Fotoativa, 2005) e Casa Aberta 2000 (Senac-São Paulo, 2000).

SERVIÇO:
Abertura da mostra “Ainda Queria Falar de Flores”, de Anita Lima, na Kamara Kó Galeria (Travessa Frutuoso Guimarães , 611, Campina), dia 10 de maio, às 19h30. Visitação de 11/05 a 23/06, de 15h às 19h (terças, quartas, quintas e sextas), e de 10h às 13h (sábados). A exposição é uma realização da Kamara Kó Galeria, com patrocínio da BLB Eletrônica, apoio institucional da Lei Tó Teixeira, Fumbel e Prefeitura de Belém, e apoio cultural da Grand Cru e Fast Frame. Entrada franca. Informações e agendamentos: (91) 32614809 | kamarakogaleria@gmail.com | www.kamarakogaleria.com

-- 
Kamara Kó Galeria
+5591 32614809 | +5591 32614240

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...