Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vencedora do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2010 lança livro






"Diário de Letícia - o dia a dia de uma solteirona solitária", é o primeiro livro da professora Esther Braga, vencedora do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2010 - categoria crônicas, promovido pelo Centur. O livro foi lançado no último sábado, na Escola Anísio Teixeira. O livro traz 13 crônicas, Esther Braga fala um pouco sobre elas. "Nelas abordo diversos temas. 

É difícil precisar, mas posso citar alguns assuntos todos do cotidiano de uma cidade grande globalizada como Belém: trânsito, machismo, solidão, rotina, comidas típicas, namoro, "azaração", mulher, futebol, missa, melancolia, festa, idoso, discriminação, praia, astrologia, amizade, desilusão amorosa, trabalho, consumo".


A professora fala sobre os motivos que a fez escrever o livro. "Eu já tinha duas crônicas prontas porque como gosto de escrever, o fazia por prazer e tinha um projeto de publicar futuramente algo sobre a mulher quarentona.

Minha irmã recebeu o edital desse prêmio (Dalcídio Jurandir de Literatura 2010), mostrou-me e então comecei a produzir mais 11 crônicas, pois o concurso exigia pelo menos 80 páginas e assim, a Letícia criou asas e voou". 

"Diário de Letícia - o dia a dia de uma solteirona solitária" foi escrito em quatro meses segundo a professora. Esther Braga fala como foi o processo de construção do livro.

"Foi prazeroso. Falar do cotidiano, da minha cidade, da mulher, é sempre um prazer. Tive também de fazer algumas pesquisas 'pesadas', como por exemplo sobre o catolicismo e astrologia", afirmou a escritora que é evangélica e não acredita em signos. Ela disse ainda que para compor uma personagem católica e libriana, procurou a ajuda de amigos e em livros.

De acordo com a professora o livro tem um público alvo: as mulheres. "O livro é dedicado às mulheres, principalmente as maduras, mas, modéstia parte, os homens se apaixonarão por Letícia e adolescentes podem se divertir com as aventuras dessa quarentona solitária", opina.

Segundo a escritora, o Centur já apresentou a obra em um evento chamado A Noite é uma palavra, coordenado pela Bela Pinto e dirigido pelo "Paulão" (ator e diretor de teatro), no dia 25 de março. Ela apresentou sua obra para junto com o escritor Salomão Laredo. O livro ainda não está disponível nas livrarias. A autora está em busca de parcerias.

O projeto de escrever a obra já antigo. Esther Braga disse que não imaginava que ele seria parte de um concurso. "Pensava em correr atrás de publicação como ocorre com os outros livros que tenho guardado". A escitora tem alguns livros escritos, mas está aguardando publicação.

Att, Senhorita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...