Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Gabrielzinho do Irajá pela primeira vez em Belém


Foto divulgação

Um dos mais jovens sambistas cariocas, Gabrielzinho do Irajá, faz hoje (26), às 22h, na casa de samba Mesa Redonda, apresentação única. A casa também oferece outras atrações: Kiko, grupo Tem Raiz, Nazo Vox e Serginho Sorriso.  

Gabrielzinho do Irajá tornou-se conhecido do público brasileiro ao gravar uma participação especial na novela América, de Glória Perez, na Tv Rede Globo. Carismático e talentoso, apareceu na telinha vivendo um jovem cantor, que comandava rodas de samba sem nunca perder a alegria, apesar de ser portador de uma deficiência visual. Vestir a camisa do personagem foi fácil, já que a ficção tinha se inspirado na vida e nas façanhas do próprio Gabriel. 

Intérprete, versador, compositor, partideiro, esse menino, que sempre soube que a música era o seu lugar, lançou, pela Rob digital, seu primeiro CD, "Ninar meu Samba". O trabalho, que presta bela homenagem aos subúrbios cariocas onde cresceu o samba, conta com as participações de mestres da música brasileira. 

A canção que abre o CD é a "Cadê a água" (Dudu Nobre e Roque Ferreira). Na sequência, "Fogueira de uma paixão" (Luiz Carlos da Vila, Arlindo Cruz e Acyr Marques), ele divide o microfone com Luiz Carlos da Vila. A voz de Gabrielzinho se mistura com a de Nana Caymmi, que une "Rosa morena" e "Milagre" (Dorival Caymmi). 

O entusiasmo do cantor mescla-se ao de Zeca Pagodinho em "Pixote" (Mário Sérgio e Sereno). Também enriqueceram o trabalho as participações de Arlindo Cruz e Renatinho Partideiro (em "Mil volts de amor", de Renan Pereira, Moisés Santiago e Joilton Machado), Dorina ("Lama nas ruas", de Almir Guineto e Zeca Pagodinho) e da Velha Guarda da Portela (em "Verdade do Samba", do próprio Gabriel em parceria com Junior Thybau). Entre os destaques do repertório estão ainda "Samba do Irajá" (Nei Lopes) e "Feitiço da Vila" (Noel Rosa e Vadico).

Gabrielzinho do Irajá nasceu prematuro e, devido a complicações decorrentes desse fato, perdeu a visão. A paixão pela música surgiu quando ele tinha apenas dois anos de idade e ouviu, pela TV, Nana Caymmi interpretar "Resposta ao Tempo". Era a primeira demonstração de uma memória auditiva que o faz decorar, com extrema rapidez, qualquer canção. 

Aos três anos, ganhou um CD de Dorival Caymmi e virou fã do compositor. Logo em seguida, durante uma festa na vizinhança, foi presenteado com um disco da cantora Dorina e conheceu o ritmo que o encantaria: o samba.

Gabrielzinho passou a frequentar as grandes rodas de samba do Rio de Janeiro, onde conheceu ícones da música como Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, Beth Carvalho, Dorina, Renatinho Partideiro, que viria a ser seu professor de partido alto no Cacique de Ramos, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Bandeira Brasil, Monarco e tantos outros. Surpresos com o talento do menino, os artistas começaram a convidá-lo para participar de shows em teatros e casas de espetáculos, apoio que foi determinante para o início da carreira do jovem.

Gabriel, além de cantar nas rodadas de samba do famoso pagode de Cacique de Ramos, participou recentemente da gravação do CD/DVD do Zeca Pagodinho. O jovem sambista já está na fase de produção do seu segundo CD. 

Serviço:
Gabrielzinho do Irajá em única apresentação na roda de samba do Mesa Redonda
Data: 26 de maio (sábado)
Hora: 22h
Outras atrações: Kiko, grupo Tem Raiz, Nazo Vox, Serginho Sorriso. 
Local: Mesa Redonda (Av. João Paulo, 468. Bairro do Marco).
Informações: (91) 3228-4655/9114-2224 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...