Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cine Olympia faz pré-estreia do curta "Certeza"


Hoje,  a partir das 19h, o Cinema Olympia apresenta sessão especial, exclusiva para convidados, da pré-estreia do curta "Certeza", projeto vencedor do Edital Ideal de Curta-Metragem. O filme é uma realização do estudante Pedro Tobias, que tem apenas 18 anos. "Certeza" aborda as escolhas que acompanham os jovens que pretendem ingressar na universidade. O enredo mostra o casal de namorados Paulo (Enoque Paulino) e Isabele (Isadora Lourenço) nos conflitos e dúvidas que assolam os estudantes na fase do vestibular. Após a sessão será feito um bate-papo com a equipe que trabalhou no projeto.

Foto Divulgação



Pedro Tobias falou sobre o processo de construção do curta que ocorreu em parceira com a Z Produções, empresa responsável pela realização do filme. Quem assumiu a produção executiva foi Suanny Lopes. Já Luana Couto ficou responsável pela direção de produção na primeira etapa e Larissa Bezerra na segunda etapa. Teo Mesquita foi o produtor associado. "Juntos escolhemos a equipe técnica do filme, assim como cenários e locações, planejando durante quase dois meses o necessário para os quatro dias de filmagens", conta Pedro Tobias. 

Ele ressaltou o aprendizado que adquiriu na execução do projeto. "A experiência foi única e intensa. Nunca tinha estado em uma produção cinematográfica profissional, ainda por cima como diretor. Fui um aprendiz durante o processo. Muitas coisas ainda não sabia sobre uma produção e, acredito que ainda tenho muito a aprender", afirma.

O jovem diretor também falou sobre as trocas de conhecimentos com os integrantes de sua equipe, que contou com iniciantes até renomados nomes do cinema paranese como Adriano Barroso e Dário Jaime. "Sei que é o meu primeiro filme, com erros e acertos por parte da minha direção, porém tive uma equipe com muita experiência, entre eles Boris Knez (diretor de arte), Adriano Barros (diretor de elenco) e Emerson Bueno (diretor de fotografia), que me apoiaram (e tiveram paciência) durante a produção e que sei que foram grandes responsáveis pelo o que resultou o filme", explica.

Pedro Tobias também falou sobre a escolha dos protagonistas do seu primeiro curta. "Acho que quanto ao Enoque foi uma decisão tomada desde antes de ocorreram as seleções. Katiuscia de Sá, uma das finalistas do Edital de Curtas do Ideal, havia me indicado Enoque, vi uma fotos dele pela internet, e achei logo que ele era o ator para o filme. Já a Isadora foi uma escolha minha junto com Adriano Barroso e Dário Jaime (produtor de elenco), aliás, uma grande escolha. Tornei-me amigo de ambos dos atores ao final do processo'', conta.

Segundo Tobias, a expectativa dos produtores do curta são as melhores possíveis. Ele também fala sobre o fato da obra ser exibida pela primeira vez no Olympia. "Creio que a equipe e eu esperamos que 'Certeza', na pré-estreia, seja bem aceito pela crítica e público (em especial o público jovem, para qual é voltado o enredo do filme). Esforçamos-nos muito para fazer um bom filme.Cinema Olympia é histórico, ter a pré-estreia do curta nesse cinema é uma grande honra", diz.

O empenho de Pedro Tobias fez com que a seleção do seu projeto não fosse surpresa: "Na verdade tinha certa esperança de poder ganhar, creio que essa expectativa vinha do meu esforço ao escrever o roteiro e apoio dos meus amigos".

Tobias diz os motivos do enredo do seu curta. "Escrevi pensando um pouco nas minhas incertezas e convicções, mas também escrevi inspirado na minha vivência com amigos e familiares. Vi e vejo que falsas certezas povoam nossas vidas em todas as fases, o roteiro é voltado para o período do pré e pós vestibular, onde certezas e dúvidas nos assombram constantemente", explica. 
Para saber mais sobre a produção do curta clique aqui.   

Serviço:
Pré-estreia do curta "Certeza"
Data: 17 de maio (quinta)
Hora: Às 19h
Local: Cinema Olympia (Av. Presidente Vargas, 978. Bairro do Comércio)
Informações: (91) 3223-0413 
Entrada franca
Sinopse: Um jovem casal (interpretado por Enoque Paulino & Isadora Lourenço) enfrenta as certezas, dúvidas e consequência das escolhas que tomam durante o vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...