Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Regueiros fazem tributo a Bob Marley




Para homenagear um dos maiores símbolos do reggae, o cantor Bob Marley, ocorre neste domingo (20), a Caminhada da Paz. A concentração será às 9h, na Praça da República.  
De lá, os regueiros vão até a Praça Waldemar Henrique onde participaram dos show de bandas, Djs e Tenda do vinil com início às10h. Aproveitando a ocasião, será comemorado o aniversário de oito anos da banda Jaafa Reggae.

“Esse ano o tributo pretende ser mais grandioso que o ano passado” conta um dos organizadores do evento, Preto Michel que também fará mostras de vídeos e promoverá debates. Preto Michel ressalta que esse ano o diferencial do evento é que novos movimentos e grupos estão atuando na organização das homenagens.

Desde o começo do mês de janeiro, grupos, movimentos, artistas, DJs, militantes e simpatizantes da cultura reggae da cidade de Belém, se reúnem todas as quartas, na sede da Ong Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (Apacc) para organizar O Tributo a Bob Marley 2012.  

Durante esse período a comissão organizadora do tributo, lançou a Assosicação Paraense  da cultura Reggae (APR) para organizar de forma mais ampla os futuros tributos ao artista. Para realizar essa manifestação, a organização arrecadou fundos promovendo eventos no African Bar, Espaço do Reggae, Parque dos Igarapés e Rainha Bar.

Abertura do Tributo a Bob Marley 2012 ocorreu no dia 11 de maio, com a sessão especial  do filme "The Bob Marley – Caribbean Nights", no Cine Olympia.

Conheça mais sobre Bob Marley
Responsável por tornar o reggae uma das vertentes musicais mais escutadas mundialmente, Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu na Jamaica em 1945.  Ele teve uma vida sofrida, fato que o ajudou a ser crítico em suas canções. 

É considerado o "Rei do reggae". Foi em Trenchtown, nome da favela onde morava, que Marley conheceu o amigo Bunny. Eles tocavam instrumentos improvisados. Ray Charles, Curtis Mayfield, entre outros, eram as influências musicais deles.

 Antes do ritmo regueiro eles tocavam “Ska” (um som mais dançante e frenético do que o reggae). Bunny e Marley receberam ajuda do cantor e professor de canto Joe Higgs. Foi nessas aulas que os dois conheceram o futuro parceiro do grupo "Wailing Wailers", Peter McIntosh. O grupo fez sucesso nas décadas de 60 e 70.

Anos depois, cada integrante do "The Wailers" foi fazer carreira solo. Marley então se unio à esposa e com mais duas outras cantoras formou a banda ''I Threes''.

É em 197 que o trabalho de Bob Marley, após contrato com a bem sucedida e influente produtora Island Records, de Chris Blackwell, é divulgado pelo mundo a fora. Começa aí a ampla divulgação e aceitação cultural da música reggae, que antes era mais conhecida na Jamaica.

Entre vários atos do cantor o mais lembrado, talvez, seja no ano de 1978 quando ele fez sucesso com a canção “Kaya” e voltou à Jamaica para o "One Love Peace Concert", quando fez com que o Primeiro ministro e o líder da oposição jamaicanos dessem as mãos no palco. Recebeu das Nações Unidas, em Nova York, a Medalha da Paz.

Em 1976 Bob Marley deixa a Jamaica e vai para a Inglaterra. Lá ele grava os álbuns “Exodus” e “Kaya”. No mesmo local o astro também é preso por posse de um cigarro de maconha. Mesmo envolvidos no escândalo de uso de drogas, Marley ainda lança a música “Africa Unite” no álbum Survival, isso já em 1979. Cantou nas comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.

Marley morreu de câncer em 11 de maio de 1981,em Miami, Flórida, aos 36 anos. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon. Em seu funeral na Jamaica a cerimônia foi digna de chefes de estado. O artista foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal. Um mês antes de sua morrer, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana.

Serviço:
Tributo a Bob Marley 2012
Domingo -  20 de maio de 2012
Caminhada da Paz - Concentração 9h - Praça da República
Show Bandas, DJs e Tenda do vinil - Início 10h- Praça Waldemar Henrique
Informações: (91) 8414-5258 /8167-3033 /8264-4450

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...